As prefeituras de Caravelas e Belmonte, ambas no extremo sul, que participam do projeto “Permanência Escolar na Pandemia” têm até a próxima sexta-feira (09/07), para responder e encaminhar ao TCM-Ba o questionário online sobre a situação dos estudantes e das redes de ensino durante esse período de pandemia.
O projeto, que conta com 54 municípios baianos inscritos, é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê da Educação (CTE-IRB), em parceria com o Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A proposta visa estabelecer cooperação e atuação conjunta com os Tribunais de Contas brasileiros para mapear a permanência dos estudantes nas redes municipais e estaduais durante o período de pandemia, por meio da criação do “Indicador de Permanência Escolar”.
O objetivo do estudo é apoiar os prefeitos na gestão e no planejamento de ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino nesse período de pandemia, fornecendo subsídios para a atuação administrativa, assim como fazer uma estimativa sobre o número de alunos com risco de evasão escolar.