No último final de semana a vila de Mogiquiçaba recebeu atletas de toda a região para o primeiro evento de surf realizado no município no ano de 2021. Foram mais de 60 atletas inscritos nas categorias “Open” (Profissional e Amador), “Estreantes” (nível intermediário) e “Escolinha” (Alunos de Escolinhas de Surf da região), sendo que, a categoria Escolinha marcou o evento, pois além de despertar o espírito competitivo dos iniciantes no esporte, também tornou possível um intercâmbio entre os alunos e também entre os professores, que aproveitaram o encontro para troca de experiências.
O campeonato agitou a vila de Mogiquiçaba, já famosa no extremo sul da Bahia por suas belezas naturais, e foi justamente o surf que abriu as portas do mundo para Mogi, já que desde o início dos anos 90 os surfistas de Belmonte e também dos municípios vizinhos já a frequentavam, tornando esse cantinho de paraíso conhecido como a vila do surf da Costa do Descobrimento. O campeonato de surf foi realizado pela escolinha de surf da Vila de Mogiquiçaba, Mogi Surf School, em parceria com a ASEB (Associação de Surf e Ecologia de Belmonte). O evento contou com o apoio da Equipe Riso e da ASCA (Associação de Surf de Cabrália) e Associação de Surf de Porto Seguro.
No sábado (21/08) aconteceram as eliminatórias e em um dia lindo de sol as ondas quebraram na praia e o nível de surf impressionou os juízes, que destacaram o desempenho dos Atletas de Alcobaça, cidade do extremo Sul da Bahia, pertencente à Costa das Baleias, que foi representada pela turma da Alcocrew. No domingo (22/08), segundo dia de competição, aconteceram as quartas de final, semifinais e finais do campeonato e o destaque nesse dia foi os atletas de Mogiquiçaba, que conquistaram três medalhas com o segundo lugar de Caio Pontes, o Primeiro lugar para Ronald Silva e a revelação do Campeonato, Franciele Pereira, que foi a campeã na categoria Escolinha. Franciele mostrou coragem e determinação junto com a outra única mulher na competição, a surfista filandesa Catri Elina, que é aluna da escolinha de Canavieiras.
O grande campeão na categoria Open foi André Luiz de Canavieiras, que também trouxe uma delegação de atletas e alunos da sua escolinha de surf. O 1° Campeonato Surf Treino teve o apoio da Burger Brasa, Ortoderme, Bomdila, Prefeitura Municipal de Belmonte, Botocudo Pizza e Katz.
Resultado final:
Categoria Escolinha:
1° Franciele Pereira (Mogiquiçaba)
2° Katri Elina (Finlândia – Canavieiras)
1° Lucas Wilker (Belmonte)
2° Sávio Shadix (Mogiquiçaba)
Categoria estreante:
1° Ronald Silva
2° Igor Santoro
3° Pierre Lacerda
4° Breno Viera
Categoria Open:
1° André Luiz
2° Caio Pontes
3° Maurício Costa
4° Tacyo Ribeiro