fbpx

Prefeituras de Belmonte e Porto Seguro adiantam 13º dos servidores.

Publicado por: admin em 10 de dezembro de 2021

Dois municípios da Costa do Descobrimento já iniciaram, de forma antecipada, o pagamento do 13º Salário dos seus servidores nessa sexta-feira (10/12). Com a paralisação parcial de muitos serviços públicos e a suspensão de eventos, as Prefeituras de Belmonte e Porto Seguro acumularam dinheiro em caixa e esse fato favoreceu que os gestores das duas cidades antecipassem os devidos pagamentos.

O fato foi comemorado pelos apoiadores do Prefeito de Belmonte, Bebeto Gama, durante todo o dia nas redes sociais e representou um alívio para a popularidade do gestor que vinha em queda, depois da demissão dos 119 concursados e as denúncias de indícios de irregularidades em diversas licitações que, até hoje, não foram desmentidas pelo prefeito.

No caso de Porto Seguro, o Prefeito Jânio Natal está pagando a segunda e última parcela dos servidores municipais e, segundo o gestor portosegurense, esse adiantamento deve injetar na economia da cidade cerca de R$ 12 Milhões de Reais. Em conversa com a imprensa o Secretário de Administração Jailson Ferreira ainda acrescentou que a “a atual gestão já efetivou as novas avaliações do funcionalismo e escalonou um resíduo de correções salariais do governo anterior em 4 parcelas com conclusão do acordo em dezembro deste ano.”

Especialistas alertam para os cuidados com as finanças para o ano de 2022.

Alguns especialistas consultados pela nossa reportagem afirmam que a alegria pode não durar muito e que há perigo de que os gestores municipais enfrentem a dura realidade no próximo ano, principalmente os de cidades que não tem arrecadação própria e dependem, quase que exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo as análises, nos próximos ano, se a pandemia estiver vencida, entrarão em campo os gastos com a educação e diversos serviços paralisados, além dos custos com eventos que podem pesar no orçamento.

Os Prefeitos também devem enfrentar os aumentos de várias categorias de servidores que estão represados desde o início da pandemia. Diante de todo esse cenário, é preciso tomar cuidado para que as comemorações de hoje não virem críticas no ano que vem provocadas pelos aumentos dos custos e o não cumprimento dos adventos artificiais considerados avanços nesse ano.

Compartilhe:
Comentários