O município de Belmonte perdeu mais uma vida para o COVID-19 e toda a comunidade está lamentando a morte da idosa Teresa Sacramento, que faleceu na noite desta quinta-feira (03/02). Dona Teresa, tinha comorbidades e tinha sido transferida em estado grave para o município de Porto Seguro, onde ficou internada, inicialmente na UPA e, por agravamento do caso, foi enviada para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luís Eduardo Magalhães.
A idosa, muito querida e conhecida em Belmonte, é a 31ª vítima do COVID-19 (dados atualizados) na cidade e sua partida mostra a situação caótica do município que chegou a registrar nos últimos onze dias 401 novos casos da doença. Ainda, de acordo com o último Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (03/02, existem 359 casos sendo monitorados em casa, onde 333 são da sede do município. Nossa equipe apurou que a saúde belmontense chegou a registrar cerca de 100 novos casos por dia e que vários servidores da saúde foram infectados e tiveram que se afastar da linha de frente, piorando ainda mais a situação. Apesar do grande número de infecções, apenas uma pessoa segue internada em outro município.
Como resposta, a Prefeitura Municipal de Belmonte proibiu todos os eventos na cidade, bem como, tem fiscalizado bares e restaurantes que tem que cumprir regras rígidas de distanciamento e medidas sanitárias. A boa notícia, segundo fontes do monitoramento municipal, é que as infecções por COVID-19 já mostram sinais de estabilização e que a tendência é a redução dos números nos próximos dias.