No último Sábado de Aleluia (16/04) a Lyra Popular de Belmonte participou do 1º Encontro de Filarmônicas de Alcobaça – Costa da Baleias. A programação que foi realizada pela Prefeitura Municipal e pela COEFAB ( Comissão Organizadora de Encontros de Filarmônicas de Alcobaça) que reuniu centenas de pessoas em um desfile especial pelas ruas da cidade que foi conduzido até a tradicional Praça da Caixa d’agua onde aconteceram as apresentações dos grupos de Filarmônicas de Alcobaça e da região. Durante a apresentação em Alcobaça, a banda foi regida interinamente pelo maestro e músico Felipe Santana em substituição ao maestro Joãozinho Reis, que está impedido de participar das apresentações devido a uma fratura no pé.
Foram apresentadas um total de 8 grupos de Filarmônicas, sendo eles: o grupo FAMA (Filarmônica Amigos Músicos Alcobacense, o grupo FLASB (Filarmônica Lira São Bernardo) e Filarmônica Dona Flora todos de Alcobaça, o grupo Lyra Pradense de Prado, o grupo Sociedade Filarmônica 2 de Julho de Porto Seguro, os grupos FLISA (Filarmônica Lira Santo Antônio) e Filarmônica Lira Imaculada Conceição, de Caravelas e, representando o município de Belmonte, a Sociedade Filarmônica Lyra Popular.
A apresentação da Lyra Popular de Belmonte foi muito aplaudida pelo público presente e trouxe em seu repertório os tradicionais dobrados e músicas da atualidade com grande arranjos e performance. A diretoria da filarmônica informou em nota que todo o corpo musical da entidade estava feliz pela a apresentação e recepção do público e ressaltou que os trabalhos continuam na busca por levar o nome de Belmonte muito mais longe no cenário musical baiano e nacional.