A Prefeitura Municipal de Belmonte publicou uma nota no final da manhã desta terça-feira (03/05), informando sobre a decretação de ilegalidade da greve dos professores proferida pelo Tribunal de Justiça no último dia 27/04. Segundo a gestão do Prefeito Bebeto Gama, a decisão ainda advertiu a APLB/Núcleo Belmonte para que não impeça o acesso de pessoas (servidores, professores e alunos) e bens ao interior das unidades escolares do Município. A decisão também proíbe a interdição de rodovias, ruas, avenidas e outros acessos. A gestão ainda ressaltou que já tinha informado à APLB/Belmonte sobre a decisão judicial e o prazo de 24 Horas para o seu cumprimento.
A nota da gestão do Prefeito Bebeto Gama ainda coloca que, ao contrário da posição amplamente divulgada pela entidade sindical, a advertência sobre a ilegalidade da greve não corresponde a qualquer resistência por parte do Poder Executivo Municipal. No decorrer do comunicado, a gestão belmontense pede que a categoria reflita sobre pauta de reivindicação sindical tentando colocar os servidores contra a APLB/Belmonte. Para isso, o comunicado coloca que a gestão atual tem obtido avanços na política educacional através de investimentos feitos e que a reivindicação dos 33,24% do Piso Nacional do Magistério é incompatível com as receitas públicas educacionais.
Ainda durante a nota, o Prefeito apresenta algumas informações comparando os ganhos de um Professor Municipal Nível I (R$ 4.040,68) com o salário do mesmo profissional pago pelo Estado (R$ 3.850,00) e ainda apresenta argumentos para dizer que não vai atender a reivindicação dos Professores. Quanto aos servidores de apoio, a gestão informa que já enviou o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores com o reajuste de 10,06%.