A Prefeitura Municipal de Porto Seguro, procurando investir no futuro dos profissionais de limpeza da cidade, reativou um projeto iniciado pelo Prefeito Jânio Natal quando o mesmo assumiu o executivo portosegurense pela primeira vez, há 16 anos. Estamos falando do Projeto Gari na Escola, que naquela época atendeu 368 servidores, que estudaram e conseguiram ingressar no mundo do conhecimento, entraram para a sala de aula e conquistaram seus diplomas. Apesar da sua importância, o projeto foi descontinuado pelas gestões que se sucederam e os profissionais ficaram sem esse importante serviço durante todos esses anos. Em sua nova roupagem na atual gestão, o projeto cresceu, ganhou corpo e também um novo espaço físico. É a Escola do Gari, que vai receber 700 profissionais da limpeza em uma sede própria, no antigo prédio do Ceame, em frente ao Colégio Municipal, que está sendo todo reformado.
A gestão do Prefeito Jânio Natal também anunciou que está promovendo o ingresso de 36 profissionais de limpeza na universidade através do Projeto Gari na Universidade em uma parceria com a Unicesumar. Nesse novo estágio, os servidores aprovados no vestibular, estudarão em cursos escolhidos por eles mesmos com todos os custos pagos pela prefeitura. Ao todo, efetivos e contratados estão matriculados em 12 cursos, como administração, gestão pública, serviços jurídicos, educação física, gastronomia, gestão ambiental, entre outros. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luciano Alves, as aulas são ministradas através do sistema EAD (Ensino à Distância), com aulas presenciais em Porto Seguro. “Estamos disponibilizando dois monitores para auxiliá-los no aprendizado e também um veículo para transportar os alunos que moram em localidades como Agrovila, Pindorama e Vera Cruz, para as aulas presenciais”, informa.
De acordo com o secretário, um profissional de assistência social ligado à universidade orientou os servidores em relação ao funcionamento da instituição, dando apoio também na escolha do curso. “É muito gratificante ver nossos agentes de limpeza pública se formando em um curso superior, servindo de exemplo e abrindo novas possibilidades para o futuro e a melhoria da renda de suas famílias”, afirma o secretário.
Como homenagem ao Dia do Gari, nossa equipe está trazendo uma reportagem do jornalista Gutemberg Stolze, do site Imprensa na Net, que entrevistou dois garis que, em 2006, não tinham alfabetização para ingressar no serviço público e foram incluídos no projeto. Atualmente eles são servidores concursados e muito gratos pela oportunidade de ter um projeto que possibilitou a alfabetização para a categoria. Gilmar Santos e Gilmar Paixão contaram um pouco do que é o Projeto Gari na Escola e como essa oportunidade mudou e fez uma grande diferença em suas vidas. (Vejam no vídeo acima)