A Prefeitura de Belmonte promoveu nesta segunda-feira (23/05) um ato cívico em homenagem aos 131 anos de Emancipação Política da cidade, onde quem foi o principal destaque foi o desfile dos professores da rede municipal de educação que cobram do Prefeito Bebeto Gama o reajuste do Piso Nacional do Magistério de 33,24%. O gestor, alegando problemas de saúde, não compareceu ao hasteamento das bandeiras e foi substituído pelo Secretário de Administração, Helton Menezes.
O comentário geral na cidade é que o Vice-prefeito Flavielle de Sá estava na cerimônia e tinha que substituir o prefeito, mas foi propositalmente ignorado pela gestão que atualmente o considera um inimigo por não concordar com a forma de gestão do atual governo.
O Prefeito Bebeto Gama, juntamente com alguns vereadores de situação, ainda tentaram evitar a situação constrangedora do protesto dos professores sinalizando uma abertura de diálogo com uma reunião marcada para a semana passada que foi desmarcada pela gestão com a justificativa de que a assessoria contábil não tinha terminado os cálculos da proposta a ser apresentada. Uma outra reunião, sem data marcada, deveria acontecer posteriormente. Os indícios apontam que, na verdade, não havia uma proposta, e sim, uma forma de ludibriar os professores mantendo a ideia de negociação aberta para evitar as manifestações que acabaram acontecendo.
O movimento dos professores foi totalmente pacífico e o hasteamento das bandeiras ocorreram normalmente sob a execução dos Hinos Nacional e de Belmonte. Logo após a cerimônia, que ocorreu de forma rápida, os professores fizeram um ato de protesto em frente à Prefeitura de Belmonte, onde gritaram palavras de ordem e pediram ao Prefeito Bebeto Gama respeito e compromisso com a educação de Belmonte.