O Dia dos Professores, comemorado nesse sábado (15/10), foi marcado por uma postagem polêmica feita pelo Prefeito Bebeto Gama que, para os profissionais, soou como um ato cínico do gestor. O motivo da revolta dos professores é que o gestor, tentando minimizar a perseguição e o desrespeito dos direitos dos profissionais que lutam para receber o reajuste de 33,24% do Piso Nacional do Magistério, parabenizou a categoria e ressaltou o fato de que no ano passado deu um reajuste de 12,86% e o retorno da regência de sala de aula de 20%.
Segundo os professores, o gestor não fez nenhum favor à categoria e somente cumpriu o que estava previsto em lei. Os profissionais ainda consideram que era obrigação do Prefeito Bebeto Gama pagar o reajustes e a regência de classe, já que, foi sob a sua gestão que as aulas presenciais tinham recomeçado. “Ele fala tanto da gestão anterior e agora está fazendo a mesma coisa, desrespeitando os nossos direitos e tentando nos humilhar perante a comunidade. Infelizmente a comemoração do Dia dos Professores só aconteceu para o gestor, porque nós professores estamos muito tristes e, até o momento, não temos motivos pra comemorar.” – Comentou uma professora revoltada.
Como resposta, a APLB/Belmonte comunicou que a categoria irá fazer mais uma paralisação na próxima segunda-feira (17/10) e que acontecerá mais uma manifestação dos professores. “Enquanto isso, estamos esperando uma resolução da justiça, onde o prefeito não compareceu, não mandou representantes para a audiência de consciliação e se nega a abrir qualquer canal de negociação com a categoria.” – Finalizou a direção da APLB.