Um novo embate entre vereadores da base aliada do Prefeito Bebeto Gama e vereadores de oposição está acontecendo no Poder Legislativo belmontense nesta segunda-feira (24/10). O conflito se iniciou após o Presidente da Câmara, Luciano Andrade (Luluca da Ambulância), tirar o Vereador Luciano de Boca do Córrego e colocar o Vereador Viriato Benfica como relator da Projeto de Lei Nº 04/2022, da Lei de Diretrizes Orcamentária (LDO), enviada pelo Prefeito Bebeto Gama.
O presidente Luluca da Ambulância usou como justificativa a falta de pronunciamento da Comissão de Justiça e Redação da casa sobre o citado projeto. Na mesma portaria o chefe do Legislativo belmontense estabelece o prazo de cinco dias para que o novo relator dê o seu parecer.
A oposição, por sua vez, diz que o chefe do legislativo não mandou, oficialmente, o projeto da LOA para a comissão apreciar e que o Vereador Luciano irá solicitar ao Presidente a Cópia desse expediente, além de questionar a não destituição do relator da Comissão de Finanças, que é ligado ao Prefeito Bebeto Gama. Os vereadores de oposição suspeitam que o presidente da Câmara está fazendo uma manobra para criar caminhos que garantam os 100% de Suplementação de verbas municipais na Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Prefeitura Municipal de Belmonte nesta segunda-feira (24/10), das 14h às 15h, estará promovendo uma Audiência Pública Eletrônica para, justamente, discutir a LOA 2023. A discussão acontecerá na sala virtual: https://bit.ly/PLOA2023BELMONTE, ID da reunião: 897 4865 7236, Senha de acesso: BELMONTE. Todos os cidadãos poderão participar das discussões. A oposição pede para que a comunidade participe e se manifeste contra a intenção do Prefeito Bebeto Gama de garantir, mais uma vez, total controle sobre o orçamento municipal.