Visívelmente irritado, o Presidente da Câmara de Vereadores, Luluca da Ambulância, declarou em sessão realizada na noite desta segunda-feira (28/11), que irá impor a nomeação de um vereador, possivelmente da base aliada, para dar parecer favorável ao Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) e liberar a votação do mesmo no Plenário da Casa. Segundo o Presidente, os vereadores Luciano de Boca do Córrego e Paulinho de Papau (membros da Comissão de Justiça e Redação), juntamente com Thyara Melgaço (Membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas), não assinaram o parecer do projeto de lei que dará controle total ao Prefeito Bebeto Gama sobre um orçamento estimado em mais de R$ 97 Milhões de Reais (R$ 97.838.000,00) previsto para 2023.
Vereadores de oposição acusam o presidente de querer usar mais uma manobra regimental para impor a vontade do Prefeito Bebeto Gama aos seus colegas e dizem que o objetivo dos vereadores da base aliada é garantir que o gestor controle os recursos municipais sozinho sem submeter os destinos dos recursos públicos a um debate aberto e democrático. Como resposta, o Vereador Paulinho de Papau protocolou uma emenda aglutinativa que limita o controle do gestor a 30% do Orçamento Anual, acima desse limite, o Prefeito Bebeto Gama teria que apresentar um relatório detalhado ao Legislativo com justificativas embasando as necessidades de mudanças no direcionamento dos recursos. Essa emenda, com certeza, será derrubada pelos vereadores apoiadores do Prefeito.
Para tentar apressar a votação e acabar com a disputa, o Presidente Luluca da Ambulância convocou uma Sessão Extraordinária para as 09:00Hrs da manhã do próximo sábado (03/12), para votar o Orçamento Anual. O objetivo dos apoiadores do Prefeito Bebeto Gama é impedir qualquer mudança no projeto e permitir mais um ano de controle total do orçamento para o Executivo. Ainda não foi informado se essa Sessão Extraordinária será transmitida pelo Facebook da TV Câmara.