fbpx

Lixo da coleta municipal de Belmonte volta a ser depositado às margens da BA-275 e pega fogo.

Publicado por: admin em 21 de janeiro de 2023

Nossa equipe de reportagem flagrou, mais uma vez, o descaso e a irresponsabilidade da gestão do Prefeito Bebeto Gama com o meio ambiente. As imagens foram registradas na tarde desta sexta-feira (20/01) quando nos deparamos com o acúmulo de lixo depositados próximo às margens da BA-275, na entrada do “Lixão Municipal” de Belmonte. Dessa vez, a situação foi bem pior, já que, os dejetos estavam pegando fogo, espalhando uma fumaça negra na rodovia e causando ainda mais impacto ambiental em toda a região. As imagens do lixo em chamas impressionam e nos levam à seguinte pergunta: Será que os quase meio milhão de reais (R$ 439.337,60) pagos à Magnata Transportes para gerenciar a coleta e a destinação do lixo municipal não está sendo suficiente?

Retira do lixo após denúncia de reportagem veiculada pelo Belmontenews em novembro de 2022.

Essa não é a primeira vez que denunciamos o descaso com o “Lixão” de Belmonte. Em novembro do ano passado, uma matéria veiculada por nossa equipe revelou montanhas de lixo depositadas no mesmo local, na entrada do “Lixão”, pelos caminhões da limpeza pública de Belmonte. Na ocasião, um dia depois da matéria, a Prefeitura de Belmonte enviou um trator para empurrar os dejetos para dentro da área do “Lixão”, mas, pelo visto a medida foi apenas um paliativo para tentar esconder o descaso por um tempo, até voltar a acontecer de novo. (veja aqui)e (aqui).

O “Lixão” de Belmonte já deveria ter sido desativado e os dejetos enviados para o aterro sanitário inaugurado em Santa Cruz Cabrália.

Inauguração de Aterro Sanitário em Santa Cruz Cabrália

Na verdade, o “Lixão” de Belmonte já deveria ter sido desativado há muito tempo porque já tem na região locais apropriados para enviar o lixo produzido pelas cidades da Costa do Descobrimento, citamos como exemplo, Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento. Localizada em Santa Cruz Cabrália e inaugurada em maio de 2021 com a presença do, então Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O empreendimento de 75 hectares, inaugurado da empresa Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos contou com um investimento de R$ 50 Milhões de Reais e tem capacidade de tratar 550 toneladas de lixo por dia, o aterro sanitário pretendia  atender os municípios de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Belmonte e Porto Seguro. 

Visão aéra do Aterro Sanitário em Santa Cuz Cabrália

Infelizmente, a Prefeitura de Belmonte não efetuou o contrato com o novo aterro sanitário e preferiu continuar com o “Lixão”, segundo informações obtidas por nossa reportagem, a gestão do Prefeito Bebeto Gama considerou que seria um custo alto enviar o lixo de Belmonte para Santa Cruz Cabrália. Segundo fontes da Prefeitura, a ideia é empurrar o problema até o final do seu mandato e deixar para o próximo prefeito cumprir o Marco do Saneamento que determina que os municípios de todo o Brasil desativem os seus “Lixões” até o ano de 2024.

Compartilhe:
Comentários