A Prefeita Cordélia Torres, como represália ao membro da APLB/Sindicato, professor Ronaldo Santos Oliveira, abriu um Processo Administrativo e demitiu o servidor, que era da folha efetiva do município de Eunápolis há 23 anos. Isso é o que diz a denúncia nos jornais feita pelo próprio educador que considera que o processo foi conduzido de forma ilegal e serviu como instrumento de perseguição da gestora pelo fato do mesmo ser Diretor da APLB/Eunápolis e membro do Consellho de Alimentação Escolar.
O professor explicou em seu relato que foi demitido por combater nas redes sociais as supostas mentiras espalhadas pela gestão da Prefeita Cordélia Torres, que tentavam colocar a população contra os professores que, na época, lutavam para receber o reajuste de 33,24% do Piso Nacional da categoria. “Me manifestei em redes sociais em defesa dos nossos direitos e contra essas atitudes ilegais e imorais produzidas e veiculadas pela gestão pública atual, por esse motivo, um PAD – Processo Administrativo Disciplinar foi aberto contra mim, em tempo recorde iniciou e terminou, determinando assim, no dia 03 de janeiro de 2023, a minha demissão do quadro de funcionários efetivos da Educação Pública Municipal de Eunápolis. – Comentou o Professor.
Ronaldo ainda ressalta que a sua demissão também pode ter sido ocasionada por denúncias de irregularidades que aconteciam na merenda escolar do município. “Por que será que eu eu fui demitido? Sim, por que pelas alegações constantes no PAD não há razões para uma demissão sumária! Ou foi por que sou Vice-presidente do CAE – Conselho de Alimentação Escolar de Eunápolis, que tem a finalidade de fiscalizar os recursos destinados à Alimentação e sua aplicação??? Será que foi por que o CAE notificou e exigiu a retirada de produtos onde encontradas irregularidades em produtos da alimentação escolar, que ameaçavam a saúde alimentar de quase 20 mil estudantes??? Enfim, quem ousa questionar a atual gestão, no mínimo, corre o risco da exoneração.” – Finalizou o educador demitido, que busca na justiça a sua recondução ao cargo.