fbpx

Prefeito Agnelo é criticado por oferecer transporte escolar aos alunos de Barrolândia.

Publicado por: admin em 28 de fevereiro de 2023

A crise da educação em Belmonte está começando a afetar politicamente o prefeito Agnelo Santos, de Santa Cruz Cabrália. No início desta semana um perfil de rede social, notadamente opositor ao gestor cabraliense, filmou um ônibus da Secretaria de Educação de Santa Cruz Cabrália fazendo o transporte de alunos vindo de Belmonte e jogou na internet. Segundo o perfil, o Prefeito e o Secretário tiraram o transporte dos alunos do município para atender os alunos do distrito de Barrolândia dizendo que essa é uma estratégia, já que, Agnelo Santos cogitaria a ideia de disputar a eleição para prefeito no município vizinho.

Se esses são os planos do gestor de Santa Cruz Cabrália, ainda não foram anunciados. A realidade é que um grande número de alunos do distrito de Barrolândia migraram da rede municipal de Belmonte para o ensino da cidade vizinha. O motivo é fugir dos prejuízos no aprendizado causados pela perseguição do Prefeito Bebeto Gama aos professores. Os pais de Barrolândia querem evitar que seus filhos fiquem atrasados como está acontecendo com os alunos que ficaram na rede municipal de Belmonte, que ainda cumprem o calendário de 2022 até o mês de abril, enquanto Cabrália e o resto da região já estão no ano letivo de 2023. Na verdade a migração beneficia o município de Santa Cruz Cabrália, já que, os repasses do FUNDEB devem aumentar por causa do ingresso de mais alunos na rede pública. Na prática, o Prefeito Bebeto Gama não está só prejudicando os professores e alunos, também está prejudicando a sua própria arrecadação do município.

Apesar dos prejuízos já causados em 2022, Prefeito Bebeto Gama leva à frente a sua guerra contra os professores.

Diante do atual cenário, os pais de alunos de Barrolândia estão tomando a decisão certa, já que, é quase certo um novo movimento grevista para esse ano. Em conversa com nossa equipe, a diretoria da APLB/Sindicato informou que desde o início deste ano vem enviando ofícios para a Prefeitura de Belmonte buscando reabrir as negociações do reajuste de 33,24% do Piso Nacional do Magistério de 2022 e dos 14,95% de 2023, mas o prefeito Bebeto Gama não responde as solicitações de reunião e nem se pronuncia sobre o assunto. Por enquanto os professores tem apenas a proposta feita ano passado pela mulher do Prefeito e Secretária de Finanças, Eunice Gama, de reajuste de apenas 3%.

Pelo visto, colocando um ônibus para pegar os alunos de Barrolândia o Prefeito Agnelo Santos não está fazendo caridade, e sim, socorrendo os jovens de Belmonte, já que, o seu colega Bebeto Gama continua insistindo em não respeitar os direitos dos professores, sacrificando o futuro e o aprendizado dos jovens e crianças belmontenses.

Compartilhe:
Comentários