A Prefeitura de Belmonte suspendeu o tradicional Ato Cívico do 23 de Maio, onde seriam hasteadas as bandeiras em frente à sede do Executivo e acontecia as apresentações das Filarmônicas e fanfarras da cidade. O comunicado foi enviado pela gestão Bebeto Gama a todas as entidades que participariam do evento e a justificativa foi o Decreto de Situação de Emergência publicado pelo Prefeito. Vale notar que, nem no advento da pandemia de COVID-19 a cerimônia deixou de acontecer, fato que, causou estranheza a todos os moradores.
Diante dos fatos, nossa equipe consultou algumas fontes dos corredores da Prefeitura e descobrimos que o cancelamento não seria exatamente o decreto, e sim, as possíveis repercussões de manifestações dos professores, já que, o Prefeito Bebeto Gama queria estar presente. Essas fontes revelam que o gestor, na verdade, foi convencido a não realizar o ato cívico para evitar mais desgastes políticos, ainda, segundo informações, alguns vereadores da base aliada andaram comentando que dariam um jeito de não estar presente para não ter a sua imagem atrelada à do prefeito e compartilhar a sua rejeição.
Diante do cenário, para o aniversário de 132 anos de Belmonte não passar em branco, as Filarmônicas Lyra Popular de Belmonte e 15 de Setembro já confirmaram que irão se apresentar por conta própria. A Banda Marcial Tigres de Belmonte se apresentará logo após às filarmônicas, também por conta própria. Também está previsto acontecer um torneio de futebol no Campo da Moça Bonita no Bairro da Biela, não há informações se os organizadores contarão com o patrocínio da Prefeitura de Belmonte.