A Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Eunápolis emitiu um manifesto público expressando sua profunda preocupação com a situação crítica que se abateu sobre o Abrigo São Vicente, em Belmonte. A entidade católica lamenta a decisão do Prefeito Bebeto Gama de demitir sete funcionários municipais que serviam no abrigo, alegando que essa ação tem colocado em risco a continuidade do atendimento e a qualidade de vida dos 21 idosos que atualmente residem no local.
O Abrigo São Vicente, mantido pela Igreja Católica, é amplamente reconhecido em todo o município de Belmonte por seu compromisso com o respeito e a dignidade dos idosos acolhidos. A Pastoral ainda ressalta que durante vários anos, uma parceria entre a instituição e a Prefeitura vinha permitindo que esses idosos recebessem atendimento de qualidade, além de garantir o bom funcionamento do abrigo.
No manifesto, a Pastoral destaca a importância dessa parceria e ressalta que a população belmontense tem acompanhado de perto os atendimentos oferecidos pelo Abrigo São Vicente. A Pastoral ainda comenta no documento que os idosos que residem no local são atendidos de acordo com as melhores práticas de cuidado e bem-estar, e a instituição é considerada um pilar essencial da comunidade.
A Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Eunápolis, cuja missão é visitar e acompanhar pessoas idosas, encerra o manifesto fazendo um apelo ao Prefeito Bebeto Gama. Eles solicitam que o gestor do município de Belmonte reconsidere sua decisão de demitir os funcionários municipais que desempenham um papel fundamental no Abrigo São Vicente. A Pastoral acredita que essa decisão está criando dificuldades que praticamente inviabilizam a manutenção e o pleno funcionamento da instituição.