fbpx

Policial Militar de Belmonte será destaque no Simpósio Nacional de Segurança Pública e Relações Raciais na Bahia.

Publicado por: admin em 8 de dezembro de 2023

O Sargento da Polícia Militar de Belmonte, Fábio Carvalho, recebeu mais um reconhecimento acadêmico como pesquisador da temática étnico racial ao ser convidado para participar como palestrante e integrante de uma mesa de debate no II Simpósio Nacional de Segurança Pública e Relações Raciais da PMBA. O evento, organizado pelo Departamento de Promoção Social da Polícia Militar da Bahia em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Academia de Letras da Bahia, também parceiro no evento, na cidade de Salvador.

Contexto:

Fábio Carvalho, além de seu papel como Policial Militar, destacou-se por sua atuação em Belmonte, onde realizou uma pesquisa aprofundada sobre a violação dos direitos dos Indígenas Tupinambá de Belmonte. Sua dissertação de mestrado recebeu aclamação na comunidade acadêmica regional e será publicada como livro em 2024, proporcionando uma visão ampla da questão. Sua experiência incluiu a participação ativa em dois momentos cruciais: em 2004, quando atuou na reintegração de posse e remoção dos Indígenas das terras por ordem judicial, e desde 2017, ao proteger os indígenas, desta vez escoltando a liderança Indígena, Cacica Cátia Tupinambá, ameaçada de morte por ruralistas.

Participação no Simpósio:

Convidado pelo Major PM Silvio Rosário, que é um dos organizadores do Simpósio e Coordenador do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial da PMBA. Fábio Carvalho será um dos convidados que fará duas participações no evento. Ele expressou seu orgulho em representar Belmonte e compartilhar sua experiência no conflito indígena e o papel exemplar que a PM exerce no acompanhamento deste conflito em mais de duas décadas. Carvalho participará das discussões sobre “Povos Originários & Segurança Pública: Desafios Contemporâneos” e integrará a mesa de debate sobre “Lei 11.645/2008 Propostas de inclusão do ensino da história, cultura Indígena e afro-brasileira no ensino na PMBA”.

Agradecimento e Orgulho:

Em sua resposta ao convite, Fábio Carvalho agradeceu pela oportunidade e ressaltou o orgulho de representar a cidade em um evento tão relevante, destacando a importância de compartilhar suas vivências no conflito indígena em Belmonte.

Conclusão:

A participação do Sargento PM Fábio Carvalho no II Simpósio Nacional de Segurança Pública & Relações Raciais é um marco significativo, destacando não apenas suas habilidades como profissional da segurança pública, mas também seu compromisso com questões sociais e seu papel ativo na busca por soluções e entendimento em situações delicadas, como o conflito que envolvem indígenas e não indígenas em Belmonte.

Compartilhe:
Comentários