No último sábado (20/01), o vereador Paulinho de Papau, com o apoio dos amigos Alexandre Hearter e Luciano Alves, organizou um vibrante Festival do Boi Duro em Belmonte. O evento, realizado em frente ao Supermercado do Papau, na Avenida Tamandaré, reuniu diversos grupos que se apresentaram, preservando assim a rica cultura belmontense. Entre os grupos participantes estavam o Boi Duro “Ai se eu te pego”, Boi da Cara Preta, Boi da Boa Vista, Boi Garantido, Boi da Villa e Boi Barão. Uma grande multidão compareceu ao evento, prestigiando e demonstrando o forte apoio à cultura local.
O vereador Paulinho de Papau destacou que todos os grupos foram premiados, enfatizando que o objetivo do festival não era promover uma competição, mas sim proporcionar um exemplo de união da comunidade diante da negligência da gestão municipal. Ele ressaltou a importância de realizar festas culturais mesmo diante de uma administração municipal desfavorável. “O evento foi muito bom, e conseguimos mostrar que, mesmo com uma gestão municipal ruim, podemos realizar por conta própria nossas festas culturais. Não podemos deixar essa determinação morrer. Agradeço a todos os amigos que me ajudaram a promover esse festival.”, finalizou Paulinho de Papau.
Este Festival do Boi Duro surge como uma resposta criativa e determinada da comunidade belmontense diante da ausência do Festival de Boi Duro promovido anteriormente pela Prefeitura de Belmonte. A iniciativa destaca a importância da preservação da cultura local e a capacidade da comunidade em superar desafios para manter viva suas tradições. O evento foi marcado não apenas por apresentações culturais, mas também por um forte espírito de união e resistência frente às adversidades.