A Prefeitura de Porto Seguro está intensificando seus esforços na área da saúde, visando atender às demandas reprimidas acumuladas durante os dois anos de pandemia. Um contrato no valor aproximado de um milhão e meio de reais foi firmado com o Hospital Navegantes, com o objetivo de realizar quase quinhentas cirurgias, tanto particulares quanto pelo sistema SUS. Essas cirurgias eletivas são essenciais para atender às necessidades da população, que enfrentou dificuldades de acesso aos serviços de saúde durante o período crítico da pandemia de COVID-19.
Na semana que se passou mais de 15 pessoas que foram atendidas em diversos procedimentos cirúrgicos, incluindo histerectomias, laqueaduras, colecistectomias e laparoscópicas. Os cirurgiões gerais Dr. Rafhael Matos e Dr. Lauro Oscar de Lima Júnior demonstraram cuidado e competência em cada procedimento realizado. A partir desta segunda-feira (04/03), mais 50 procedimentos estão agendados, com retomada das atividades de 14 a 18 de março, totalizando cerca de 150 cirurgias neste mês. O Prefeito Jânio Natal e o Vice Prefeito Paulinho visitaram pessoalmente os pacientes no hospital. Ambos puderam testemunhar a alegria e o alívio dos pacientes após os procedimentos.
O esforço da Prefeitura não para por aí. Até o mês de abril, mais de 350 novas cirurgias estão previstas para serem realizadas. Além disso, está em andamento a construção do Hospital Municipal para Cirurgias Eletivas, localizado no distrito do Arraial D’Ajuda, que tem previsão de conclusão para o próximo mês de abril. Este novo hospital será equipado com tecnologia de ponta para oferecer o melhor atendimento possível aos munícipes. O Prefeito Jânio Natal e o Vice Paulinho, que também é Secretário de Saúde do município, informaram que estão determinados a zerar totalmente a fila de espera das demandas reprimidas de cirurgias até julho próximo. Para isso, mais de dez milhões de reais serão investidos em prol da saúde da população.