Com a aproximação das eleições municipais em Belmonte, os ânimos começam a se acirrar, levando a desentendimentos entre os grupos políticos dos candidatos a prefeito Paulinho de Papau e Iêdo Elias. Recentemente, ambos os lados registraram Boletins de Ocorrência na Delegacia de Belmonte, com acusações mútuas.
O primeiro Boletim de Ocorrência foi feito pelos candidatos a vereador Nan Menezes e Luluca da Ambulância, que acusaram o candidato a vice-prefeito, Moisés Sant’ana, de espalhar um card de campanha modificado, contendo a imagem do atual prefeito Bebeto Gama, em uma tentativa de disseminar fake news. A montagem teria sido compartilhada em redes sociais, gerando polêmica entre os eleitores.
Em contrapartida, Paulinho de Papau e Moisés Sant’ana também se dirigiram à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência. Eles alegam que apoiadores de Iêdo Elias tentaram boicotar um evento da sua campanha no distrito de Santa Maria Eterna, usando bandeiras e carros de som para criar um clima de tensão e possível confronto entre os participantes.
Nas redes sociais, duas moradoras de Santa Maria Eterna publicaram vídeos criticando a campanha de Paulinho de Papau. Uma delas reconheceu que havia opositores no local, mas ressaltou que a praça do distrito é um ponto de lazer, e o fluxo de pessoas é comum, especialmente nos fins de semana. A segunda moradora se identificou como a jovem que aparece com o rosto oculto em um vídeo postado pelo grupo de Paulinho. Ela afirmou ter recebido R$ 50,00 para balançar a bandeira do grupo opositor, mas que na verdade, foi o grupo de Paulinho que a teria incentivado a mentir. Não houve manifestações dos grupo político de Paulinho de Papau sobre o vídeo das moradoras.
Até o momento, as autoridades policiais e a Justiça Eleitoral ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso. Os candidatos envolvidos também não comentaram sobre o andamento das investigações. Esses incidentes evidenciam o acirramento da disputa eleitoral em Belmonte, à medida que a data das eleições se aproxima. As tensões entre os grupos políticos sugerem que as próximas semanas serão decisivas para o futuro político do município.