A Justiça Eleitoral de Belmonte precisou intervir em um impasse gerado entre as coligações partidárias dos candidatos a prefeito Paulinho de Papau e Iêdo Elias, que planejavam realizar eventos de campanha no mesmo dia, horário e local, na próxima sexta-feira (04/10). A disputa foi levada ao tribunal pela coligação de Paulinho de Papau, que alegou ter feito o pedido de realização do evento na sede da Polícia Militar no dia 27/09, antes da coligação de Iêdo Elias, cujo pedido foi registrado apenas no dia 01/10.
No proceso, a Polícia Militar de Belmonte informou ao judiciário que, embora a coligação de Paulinho de Papau tenha solicitado o evento primeiro, somente a coligação de Iêdo Elias havia apresentado a autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, necessária para o uso de equipamentos sonoros. A corporação ainda ressaltou em sua resposta que a corporação não tem competência para autorizar eventos políticos, apenas recepcionar os pedidos e providenciar o policiamento adequado.
Após revisar os documentos apresentados por ambas as partes, a Justiça Eleitoral decidiu em favor de Paulinho de Papau, utilizando o critério da ordem de protocolo dos documentos na Polícia Militar. A decisão gerou comemoração nas redes sociais da coligação de Paulinho, onde ele e seu vice, Moisés Sant’ana, convocaram seus apoiadores para o evento de sexta-feira. Até o momento, a coligação de Iêdo Elias não se pronunciou sobre a decisão judicial e não se sabe se a agenda de campanha será ajustada para um novo dia ou local.