Na manhã desta terça-feira (26/11), a Polícia Civil da Bahia, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Descobrimento, destinada a combater homicídios e o tráfico de drogas em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. A ação tem como objetivo o cumprimento de 23 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão, visando desarticular facções criminosas atuantes na região.
Resultados preliminares
Sete indivíduos envolvidos em homicídios e tráfico de drogas foram presos até o momento, incluindo um dos principais alvos, A.S.L., de 29 anos, conhecido como “Pacheco”. Ele foi capturado em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália. Pacheco é acusado do homicídio de Dênis Kauã, um indígena de 16 anos, ocorrido em 24 de julho de 2023, e do assassinato de Tauã Passos Monteiro, de 26 anos, no dia 29 de setembro deste ano. Tauã, também da etnia Pataxó, era filho da vereadora reeleita Indiara Ferreira dos Passos (PP). Com o suspeito foi apreendida uma pistola calibre .40, possivelmente utilizada em três homicídios.
Ação coordenada
A operação, que é fruto de investigações realizadas pelas Delegacias Territoriais de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, conta com a participação de equipes de diversas unidades da Polícia Civil, como o Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e a Coordenadoria de Operações Especiais (CORE). A Polícia Militar também contribui por meio do CPR Extremo Sul, Rondesp, CIPE Mata Atlântica, CIPPA/PS, 8º BPM, e o Grupamento Aéreo (GRAER), que empregou um helicóptero durante as operações.
Tráfico de drogas e homicídios
As autoridades ressaltam que o tráfico de drogas é uma das principais causas de homicídios na região. A Operação Descobrimento visa não apenas capturar criminosos, mas também apreender armas de fogo e entorpecentes, como forma de reduzir os índices de violência. A ação seguirá em curso nos próximos dias, incluindo respostas aos recentes crimes de grande repercussão nacional ocorridos na região.