fbpx

Dois homens são presos por desmatamento ilegal em Belmonte: A madeira extraída tinha como destino Arraial D’ajuda, em Porto Seguro.

Publicado por: admin em 20 de dezembro de 2024

Nesta quinta-feira (19/12), dois homens foram presos em flagrante durante a realização da Operação Força Total, conduzida por policiais militares da CIPPA/PS na zona rural de Belmonte. A ocorrência aconteceu na localidade do Buraco do Bicho, quando os policiais, ao realizarem rondas pela área, ouviram sons de motosserras provenientes de uma Área de Proteção Permanente (APP). Ao adentrarem na mata fechada, os policiais se depararam com diversos pontos de corte de árvores do tipo Paraju Arapati e outras já fatiadas, configurando um claro ato de desmatamento ilegal. Durante a incursão, três indivíduos foram flagrados praticando o crime ambiental. Um dos suspeitos, ao perceber a presença das autoridades, fugiu para dentro da mata, mas dois foram detidos.

Em depoimento, os dois homens confirmaram que haviam sido contratados por um comerciante que atua no mercado de madeira ilegal e que a carga de madeira extraída tinha como destino o distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. No acampamento montado pelos infratores, a polícia apreendeu uma série de itens, incluindo 01 espingarda artesanal, 02 trabucos, munições, uma motosserra, um facão, um celular e uma bicicleta. A atuação da CIPPA/PS foi crucial para interromper a prática criminosa que estava prejudicando a flora local e colocando em risco o ecossistema da região.

Os suspeitos foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia Territorial de Porto Seguro, onde foram autuados pelos seguintes crimes:

  • Desmatamento ilegal (Artigo 50-A, Lei Nº 9.605/98)
  • Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (Artigo 14, Lei Nº 10.826/2003)
  • Uso de motosserras em região de floresta (Artigo 51, Lei Nº 9.605/98)
Compartilhe:
Comentários