Polícia Civil deflagra a 15ª fase da Operação Unum Corpus e prende mais de 540 suspeitos.

Publicado por: admin em 27 de março de 2025

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (27), a 15ª fase da Operação Unum Corpus, com a finalidade de desarticular organizações criminosas e combater crimes como homicídio, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e crimes contra o patrimônio. A operação ocorre simultaneamente na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em diversas cidades do interior baiano. Até o momento, mais de 370 mandados foram cumpridos, resultando na prisão de 540 pessoas em todo o estado. A operação conta com o apoio de 1.200 policiais civis que atuam no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além de 118 prisões em flagrante. Entre os alvos estão criminosos ligados a facções e envolvidos em delitos violentos.

Operação na 23ª COORPIN de Eunápolis

Na 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), que engloba oito municípios, já foram cumpridos 23 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão. Durante a ação, foram apreendidos armas de fogo, munições, drogas, veículos e aparelhos celulares. A operação contou com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico Tático à Investigação (CATTTI-Descobrimento) e das Delegacias Territoriais (DTs) de Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Trancoso, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim e Belmonte, além da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Seguro.

Entre os presos, está P. B. F., investigada pelos crimes de sequestro, homicídio e ocultamento de cadáver da vítima Douglas Souza dos Santos, desaparecido desde 26 de junho de 2024, em Eunápolis. Conforme as investigações, Douglas teria sido sequestrado e executado sob suspeita de abusar sexualmente de uma criança de 9 anos. A acusada teria encomendado a morte da vítima a criminosos locais.

Outro caso relevante foi a prisão de dois indivíduos suspeitos pelo assassinato do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo, desaparecido desde 23 de fevereiro de 2025. Segundo as investigações, a motivação do crime está relacionada à suposta ligação da vítima com a facção Bonde do Maluco (BDM). Um dos presos, C.P.S., confessou participação no crime e foi flagrado com drogas e o celular da vítima.

Desobstrução de ruas bloqueadas por facções.

Durante a operação, a Polícia Civil também desobstruiu duas ruas na cidade de Eunápolis, incluindo a Rua Getúlio Vargas. O bloqueio das vias por facções criminosas é uma tática para dificultar a ação policial e restringir a circulação de moradores. Com apoio de um trator, as vias foram liberadas, restabelecendo o trânsito e garantindo o acesso de serviços essenciais, como ambulâncias e policiamento.

Desde o início da Operação Unum Corpus, a Polícia Civil já efetuou 3.609 prisões e apreendeu 569 armas de fogo, além de cumprir centenas de mandados de busca e apreensão. A operação é coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) e pelo Departamento de Polícia Metropolitana (DEPON), com suporte estratégico do Departamento de Inteligência Policial (DIP).

Compartilhe:
Comentários