As escolas municipais da sede do município de Belmonte realizaram, na manhã desta quarta-feira (02/04), uma Caminhada de Conscientização ao Dia Mundial do Autismo. O evento, que contou com o apoio total da gestão municipal do Prefeito Iêdo Elias, reuniu pais, mães, professores, alunos da rede municipal, comunidade e autoridades municipais. Em um verdadeiro ato de união e sensibilização, os participantes caminharam pelo centro da cidade promovendo informação, inclusão e visibilidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Presidente da Câmara de Vereadores, Luluca da Ambulância, marcou presença ao lado de seus colegas vereadores, representando o Poder Legislativo belmontense. Durante sua participação, ele destacou o compromisso da Câmara com a discussão de políticas públicas voltadas à garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com TEA e seus familiares e que está elaborando um Projeto de Lei sobre o tema.
Luluca ressaltou a intenção de alinhar com o Prefeito Iêdo Elias a possibilidade de conceder horário especial ou redução de carga horária para servidores municipais que tenham, sob sua responsabilidade, cônjuge, filho ou dependente com TEA, conforme Lei Federal que trata sobre o tema. “Também quero ressaltar a importância de estabelecimentos públicos e privados, localizados no Município de Belmonte, serem obrigados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Acredito que essas são medidas efetivas que irão trazer mais qualidade de vida para as pessoas que convivem com essa condição especial em nosso município.”, comentou o Presidente da Câmara.
O evento reforçou a importância do debate sobre a inclusão e os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e seus familiares, colocando a pauta como prioridade na gestão pública local. Com o apoio do legislativo e do executivo municipal, iniciativas como essa tendem a fortalecer a conscientização e a implementação de políticas mais inclusivas em Belmonte.