O Partido dos Trabalhadores (PT) de Belmonte se prepara para um importante momento de renovação interna. A eleição da nova diretoria da sigla está prevista para acontecer no próximo dia 06 de Junho e já há movimentação nos bastidores com a articulação de chapas interessadas em comandar o diretório municipal. Diante do atual cenário político, tanto no plano federal quanto estadual e municipal, o PT local tem se consolidado como uma agremiação estratégica. Para os filiados consultados pela reportagem, o futuro presidente do partido precisa ser mais do que um representante formal da legenda — é necessário que assuma um papel de protagonismo nas articulações políticas do município.
Esse novo momento de valorização do partido foi impulsionado especialmente pela união política entre o prefeito de Belmonte, Iêdo Elias, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), além de deputados estaduais e federais da base aliada, alinhados com o Governo Federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A boa relação entre os entes governamentais já tem rendido frutos para o município, como investimentos em áreas estratégicas e a expectativa de novos projetos de infraestrutura que podem transformar a realidade local. Por isso, os membros da legenda acreditam que o partido precisa estar ainda mais ativo no debate e nas decisões políticas que envolvem o futuro da cidade. “O PT tem que estar presente nos assuntos políticos e, para isso, tem que ter um presidente habilidoso para conduzir o partido e ajudar a gestão municipal a trazer ainda mais benefícios para Belmonte.”, afirmou um dos filiados influentes da sigla no município.
A expectativa é de que o processo eleitoral interno mobilize lideranças históricas e novos nomes interessados em fortalecer o papel do PT na cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de Belmonte e com os princípios que norteiam a legenda.