Após o estragos causados pelas fortes chuvas que caíram no mês passado, os moradores atingidos de Santa Cruz Cabrália estão sendo castigados pela burocracia para terem condições de se reerguer e dar a volta por cima. O problema agora está no saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), onde os trabalhadores que perderam tudo não estão conseguindo fazer o procedimento porque o Governo Federal ainda não fez a devida liberação. Segundo o Decreto 5.113/2004, assinado pelo Presidente Lula, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas por Desastres Naturais tem direito ao saque do FGTS, desde que, o Decreto de Emergência seja reconhecido, fato que já aconteceu.
Como parte do processo, a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália ainda tem que enviar a declaração das áreas atingidas à Caixa Econômica Federal para que o banco proceda com a liberação de recursos. Infelizmente os trabalhadores, até agora, estão dando entrada e os pedidos estão sendo negados. A agência da Caixa Econômica na cidade informou que ainda não foi autorizada a fazer os pagamentos, que o processo é feito entre a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, a Defesa Civil e o Ministério das Cidade. Agência ressaltou que é somente o agente pagador e que a consulta do andamento do processo tem que ser feita na Prefeitura. Por sua vez, a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália informou aos trabalhadores que já tomou providências necessárias para a autorização dos saques do FGTS.
A situação se tornou um jogo de empurra, onde os trabalhadores atingidos estão sendo prejudicados e impedidos de ter acesso a esse importante recurso para recomeçar as suas vidas. “O que eu fico revoltada é que esse dinheiro é nosso. Quase todos os dias eu venho aqui na Caixa e recebo a mesma resposta. Vou na prefeitura, também da mesma forma. Será que o nosso sofrimento serviu apenas para os políticos tirar fotos? Eu quero recomeçar a minha vida e peço ao Prefeito Agnelo que não nos abandone e que atue para resolver esse problema o mais rápido possível.” – Comentou uma moradora na frente da Caixa Econômica de Cabrália.