fbpx

Representante do SINDIACSER vai à tribuna da Câmara e denuncia perseguição aos agentes de saúde e endemias e o caos vivido pela saúde belmontense.

Publicado por: admin em 20 de junho de 2023

A Câmara de Vereadores de Belmonte recebeu na sessão realizada nesta segunda-feira (19/06) o representante belmontense do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias de Eunápolis e Região (SINDIACSER), o Sr. Josemar Rocha de Aguiar, para falar da situação de penúria que vive as duas categorias que lutam contra as perseguições do Prefeito Bebeto Gama. Questionado pelos vereadores, Josemar ressaltou que os agentes estão caminhando para um mês de paralisação, somente indo para as suas unidades de saúde, sem fazer as visitas externas e que, como aconteceu com os professores, o gestor não aceita negociar os direitos destes profissionais.

Josemar comentou que as duas categorias exigem que o Prefeito crie e regulamente a Comissão de Avaliação de Desempenho dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Os agentes também pedem a devolução do imposto de renda cobrado ilegalmente pela Prefeitura no Incentivo Adicional pago aos agentes pelo Ministério da Saúde e repassado pela gestão no final do ano passado, depois de muita luta. Segundo Josemar, o SINDIACSER já comunicou a situação ao Prefeito Bebeto Gama, mas o gestor se nega a devolver os recursos descontados. Por fim, os agentes também reivindicam os kits de trabalho dos profissionais, onde o recurso também já foi repassado desde o início do ano pelo Governo Federal, mas o prefeito não comprou os materiais.

O sindicalista também revelou o caos vivido pela saúde belmontense, onde faltam médicos para atender a população e que a falta de profissionais está impedindo que funcionem adequadamente os Programas Melhor em Casa e as equipe de saúde itinerantes que atendem as populações ribeirinhas. Josemar também ressaltou que os consultórios odontológicos do município chegaram a paralisar os atendimentos por falta de anestésico.

Vereadores de oposição criticam a gestão Bebeto Gama enquanto os vereadores da base aliada apenas manifestam apoio aos profissionais, mas evitam criticar o prefeito.

Os vereadores de oposição criticaram fortemente o Prefeito Bebeto Gama e a Secretária Municipal de Saúde, Renata Diniz, onde o Vereador Turista ressaltou que evitava criticar a pasta, que já teve como titular o seu filho, o ex-secretário Tárcio Lapa, mas que a situação estava insustentável e sem perspectiva de melhora. O Vereador Luciano Oliveira, do distrito de Boca do Córrego, chegou a falar de Impeachment do Prefeito Bebeto Gama para os vereadores da base aliada, que não responderam a provocação do legislador.

Por sua vez, os vereadores da base aliada do Prefeito Bebeto Gama, como fez com os professores, manifestaram apoio aos agentes de saúde e endemias, disseram que somente poderiam tentar conversar com o gestor e que não poderiam fazer muita coisa, visivelmente, tentando evitar críticas mais duras à gestão municipal que eles apoiam.

Compartilhe:
Comentários