A figura do presidente da Câmara de Vereadores de Belmonte, Luluca da Ambulância, tem sido o centro das atenções em eventos esportivos recentes na região. No último domingo (23/07), ele esteve presente em uma série de partidas de futebol realizadas em no distrito de Barrolândia e no município de Itagimirim, o que tem gerado desconfianças sobre suas reais intenções políticas.
Acompanhado pelos vereadores Daco e Beto do Sindicato, além do administrador do distrito, Fernando José, Luluca marcou presença na abertura do Campeonato Rural de Futebol 2023 em Barrolândia, assistindo às partidas entre as equipes do Esperança Futura e do Tunísia, e Biela Junior de Belmonte e Raça Junior de Barrolândia, com placares de 03 X 00 e 02 X 00, respectivamente. Contudo, sua presença em Itagimirim, prestigiando um amistoso entre a seleção daquele município e a Seleção de Maiquinique, foi vista por alguns como uma manobra política para aumentar sua visibilidade e posicionar-se como pré-candidato à sucessão do atual prefeito, Bebeto Gama, que enfrenta baixas em sua popularidade. Luluca demonstra querer distanciar-se da imagem de fiel escudeiro do atual gestor, promovendo-se como a “Nova Renovação de Belmonte”.
Enquanto alguns apoiadores enaltecem suas ações, outros veem com ceticismo suas intenções políticas, questionando se Luluca está realmente buscando o melhor para a cidade ou apenas tentando se distanciar da imagem negativa do Prefeito Bebeto Gama, que pode ser um dos principais fiadores ocultos de sua campanha. A postura adotada por Luluca da Ambulância, que busca abandonar a imagem de apoiador da gestão atual, pode ser vista como uma estratégia para atrair eleitores descontentes com o governo atual. Entretanto, sua presença em eventos esportivos para atingir esse objetivo tem gerado preocupações quanto à politização do esporte e a utilização de ocasiões desse tipo para fins eleitoreiros.