fbpx

Operação Policial identifica Hacker e familiares responsáveis por fraudes em cooperativa de crédito.

Publicado por: admin em 27 de setembro de 2023

Na manhã desta terça-feira (26/09), uma operação conjunta entre a Delegacia de Investigações Gerais de Jaú/SP, a Primeira Delegacia Territorial de Porto Seguro, a Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR), equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar e o Poder Judiciário de Porto Seguro-BA resultou na identificação e prisão de um indivíduo responsável por invadir o portal eletrônico de uma cooperativa de crédito na região de Jaú/SP. Os criminosos, após o ataque, causaram um prejuízo estimado em aproximadamente quatro milhões de reais.

O investigado, C.B.A, de 20 anos, residente em Porto Seguro, Bahia, foi localizado em sua residência durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares e um computador que ele utilizava para realizar as atividades criminosas. Em depoimento às autoridades, C.B.A confessou sua participação nos crimes, alegando ter agido sozinho, embora tenha utilizado os dados de seus familiares.

A ação criminosa incluiu a invasão do portal da cooperativa de crédito, a subtração de dados de mais de vinte e uma contas de usuários, a alteração de senhas desses usuários e a suspensão de todas as movimentações do portal, bem como dos aplicativos dos clientes da instituição. Além disso, os criminosos realizaram compras e empréstimos bancários fraudulentos com os dados obtidos.

Os familiares do investigado, cujas informações foram usadas nas práticas criminosas, também foram localizados e prestaram depoimentos às autoridades. As investigações continuam, conduzidas tanto pela DIG de Jaú quanto pelas delegacias mencionadas na Bahia.

O investigado agora enfrentará acusações nos termos dos artigos 154-A (invasão de dispositivo informático), 155, §4º, inciso II (furto qualificado mediante fraude) e 171 (estelionato) do Código Penal Brasileiro. A operação conjunta demonstra o empenho das autoridades em combater crimes cibernéticos e recuperar prejuízos financeiros para as vítimas.

Compartilhe:
Comentários