Na manhã desta quinta-feira (13/06), uma operação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Porto Seguro (CIPPA/PS) resultou na descoberta de uma atividade intensa de desmatamento ilegal no distrito de Barrolândia, município de Belmonte. A ação foi motivada por denúncias anônimas que levaram os policiais até uma fazenda onde a supressão ilegal de árvores nativas estava em pleno andamento.
Ao chegar ao local, a guarnição da CIPPA/PS encontrou cerca de 40 m³ de madeira nativa da espécie Paraju, já cortadas e prontas para o transporte. Além disso, diversas árvores, com aproximadamente 20 metros de altura, estavam derrubadas, mas ainda não beneficiadas.
Dois homens foram flagrados utilizando motosserras. Eles informaram que haviam sido contratados pelos proprietários da fazenda, recebendo R$ 150,00 por diária, para trabalharem três dias por semana. De acordo com os trabalhadores, caminhões saem da propriedade carregados com cerca de 10 m³ de madeira por viagem, também em uma frequência de três dias por semana.
Diante das evidências, os policiais militares determinaram a imediata suspensão das atividades ilegais e procederam à apreensão de três motosserras utilizadas no crime ambiental. Adicionalmente, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) conforme o Artigo 38 da Lei Nº 9605/98, que versa sobre crimes ambientais. Todos os detalhes da operação foram devidamente documentados e encaminhados ao Ministério Público para as medidas legais cabíveis.