A Veracel realizará, de 24 de novembro a 04 de dezembro, a Parada Geral de sua fábrica, período em que todos os equipamentos são revisados e é feita manutenção corretiva e preventiva. Além de garantir a segurança operacional, a Parada Geral também gera emprego e renda para a região da Costa do Descobrimento, devido ao grande contingente de trabalhadores temporários envolvidos. Este é o segundo ano em que a Parada Geral da Veracel é realizada no contexto da pandemia, e por isso as medidas sanitárias de prevenção continuam sendo prioridade para a empresa. A expectativa do diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros, é que 2021 registre a melhor Parada Geral da história da empresa. “Teremos praticamente o dobro de pessoas externas em comparação ao ano passado, uma quantidade de equipamentos de maior vulto a serem inspecionados e uma atividade específica que acontece a cada 8 anos, que é a revisão completa do turbogerador”, comenta.
EMPREGOS e RENDA– Este ano, serão chamados 2.600 trabalhadores temporários de várias regiões do país para atuarem na Parada Geral, praticamente o dobro em comparação ao ano passado. Desse total, em torno de 600 são moradores do Extremo Sul da Bahia, um aumento proporcional de 25% de mão-de-obra local em relação ao ano passado. “Todos os 10 municípios da região são beneficiados, porque é um contingente de 2.600 trabalhadores que entra na economia, movimentando estabelecimentos comerciais, restaurantes, postos de combustíveis, empresas de transporte, pousadas, hotéis e lojas”, destaca. Segundo Medeiros, cerca de 50% dessas 2.600 pessoas ficarão alojadas em Eunápolis e os outros municípios hospedarão os restantes 50%.
MEDIDAS SANITÁRIAS – Diante a grande circulação de pessoas que irão trabalhar na Parada Geral, a adoção de medidas sanitárias de proteção contra o vírus é uma das principais preocupações da Veracel. Entre elas estão a contratação de pessoas com esquema vacinal completo, instalação de barreiras entre os assentos dos ônibus para isolamento dos passageiros, uso obrigatório de máscara N-95 e óculos de segurança, desinfecção de todos os equipamentos e ambientes, utilização de álcool em gel em todas as instalações, reforço na higienização das instalações e hospedagens externas, distanciamento social, exigência de teste PCR e testagens sorológicas, e instalação de pias adicionais em todas as áreas da empresa. A área de alimentação também terá atenção especial. Haverá álcool em gel e distanciamento nos refeitórios e refeições em embalagens lacradas. Também serão disponibilizados espaços abertos para descanso, com vários pontos de medição de temperatura e pressão, “uma novidade implementada no ano passada que surtiu resultado muito positivo”, diz Ari Medeiros. Todas as ações serão acompanhadas por um Comitê de Gestão de Crise.
BOAS PRÁTICAS – Medeiros atribui o sucesso obtivo na edição passada da Parada Geral a três fatores principais: planejamento prévio muito bem executado, organização e sinergia de todas as áreas e colaboração com as autoridades e parceiros. “Um exemplo é o alojamento de todas as pessoas externas em pousadas da região previamente protocoladas pelas secretarias de saúde de cada município. Com isso, podemos garantir uma melhor condição de controle para todas as pessoas”, salienta, acrescentando que “as boas práticas do ano passado serão repetidas este ano”.
TURBOGERADOR – O turbogerador é responsável pela geração de energia da Veracel. A manutenção desse equipamento foi iniciada na última quarta-feira (03/11), 21 dias antes do início da Parada Geral, em razão de sua alta complexidade, e se estenderá até o dia 6 de dezembro. Durante esse período de 36 dias, a máquina ficará parada.
Também passarão por manutenção a caldeira de recuperação – maior equipamento da fábrica -, o digestor, a máquina de secagem e todas as demais plantas industriais.