A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque a 21 sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido nesta quinta-feira (20/01). Segundo a secretaria, os criminosos atuaram redirecionando a página inicial desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano. De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados.
Ainda conforme a nota enviada pela SSP, também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia. O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, repudiou a ação e afirmou que medidas legais para identificar e punir os responsáveis estão sendo adotadas.
O site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi invadido por hackers. De acordo com o G1, um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. Durante a madrugada, o acesso ao portal exibia uma mensagem que comparava a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, além de insultos ao governador Rui Costa e à vacina.