Cerca de 100 famílias de uma associação de trabalhadores sem terra invadiram a Estação Gregório Bondar, de propriedade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), no distrito de Barrolândia. Os invasores chegaram na propriedade no último domingo (17/04) alegando que o órgão federal está em processo de desativação e ressaltando que já estavam na área há um ano cultivando hortaliças, legumes e tubérculos.
Os invasores ocuparam o prédio onde funcionava a sede da Estação sob a justificativa de reivindicar a regularização da área para assentamento depois que souberam da possibilidade de venda da propriedade para a iniciativa privada. Segundo informações obtidas por nossa reportagem, a Coordenação de Pesquisa das Estações da Ceplac já informou à Polícia Federal sobre a ocorrência da invasão e espera as medidas que deverão ser tomadas.
Moradores das proximidades temem que a ocupação da área traga instabilidade e violência para a região, já que, segundo comentários que correm no distrito de Barrolândia, o grupo estaria chamando pessoas e famílias de toda a região para se instalarem na propriedade e fortalecerem o movimento. Os agricultores próximos também temem que a iniciativa incentive mais invasões, como já acontece em outras localidades rurais do município de Belmonte. “A gente não sabe quem são essas pessoas que estão vindo e isso assusta todos os vizinhos e agricultores que moram aqui perto.” – Comentou um agricultor próximo que não quis se identificar