fbpx

Professores ocupam Câmara e Prefeitura depois que Prefeito Bebeto Gama descumpre acordo com a categoria.

Publicado por: admin em 8 de julho de 2022

Os professores do município de Belmonte ocuparam as sedes da Prefeitura e a Câmara de Vereadores da cidade na manhã desta sexta-feira (08/07). Os prédios foram ocupados de forma pacífica e o movimento marca o reinício da greve dos professores, dias após o Prefeito Bebeto Gama descumprir um acordo fechado no último dia 27/06 com a categoria. Segundo o acordo desrespeitado, a gestão Bebeto Gama iria pagar o reajuste do Piso Nacional do Magistério somente no salário base e as outras verbas remuneratórias ficariam congeladas até o mês de dezembro. Os professores também abriram mão do retroativo de seis meses que tinham direito. O acordo foi avalizado pelos vereadores da base aliada e da oposição, mesmo a contra-gosto da Secretária de Finanças, Eunice Gama, que só aceitava dar 3% de aumento à categoria.

Segundo a APLB/Belmonte, o prefeito Bebeto Gama e seus advogados de Salvador acusaram os professores de golpistas e que a categoria estava armando uma armadilha para a gestão. Pessoas ligadas ao Prefeito e funcionários contratados chegaram a colocar mensagens nas redes sociais tentando colocar a população contra a APLB/Belmonte e contra os vereadores de oposição tentando colocar a culpa de 228 demissões de contratados da educação na conta desses envolvidos no acordo. A mentira veio à tona por meio de uma gravação da reunião, onde quem propôs as demissõres foram os advogados do Prefeito Bebeto Gama e não a APLB/Belmonte e os vereadores de oposição.

Vereadores apoiadores do Prefeito que organizaram a reunião e avalizaram o acordo permanecem calados até o momento. Vereadores de oposição planejam manobras no plenário para retaliar o Executivo e pedem ajuda dos vereadores da base aliada, já que, eles consideram que esse é o único jeito do Prefeito Bebeto Gama cumprir o que está em lei e conceder o que é de direito aos professores.

Compartilhe:
Comentários