Nesta semana foi sepultada mais uma vítima do descaso que acontece na BA-001 em Belmonte, onde, criadores se aproveitando da inércia do poder público municipal, insistem em criar gado às margens da rodovia. Adailson Araújo Felix, de 39 anos, estava internado há quase dois meses em estado de coma no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, após o carro que dirigia se chocar com um boi que estava na pista no último dia 11/12 (Veja aqui). A vítima sofreu diversos ferimentos graves, principalmente na região da cabeça e o carro ficou totalmente destruído. O animal, que também morreu na hora, foi despostado e teve a sua carne levada por populares antes das autoridades chegarem ao local, fato que, prejudicou a identificação do seu proprietário.
Um dia após o grave acidente, novamente, internautas registraram a presença de animais na pista (Veja aqui). O município de Belmonte tem uma lei, de autoria do Presidente Luluca da Ambulância, que proíbe animais soltos no município. A Prefeitura até hoje não anunciou nenhuma medida para resolver a situação, mas apoiadores da gestão do Prefeito Bebeto Gama diz que não tem como intervir porque a rodovia é estadual, só que, a área em questão está dentro do perímetro urbano da cidade, que vai até o Terminal Marítimo da Veracel, segundo o Plano Diretor de Desenvovimento Urbano (PDDU) do município, portanto a Prefeitura de Belmonte poder intervir, aplicar a lei e resolver o problema
Enquanto o descaso acontece e as autoridades cruzam os braços, é melhor as pessoas que visitarão Belmonte para passar o Carnaval 2023 tenham cautela ao transitar na BA-001 e em alguns trechos da BA-275, que dá acesso ao distrito de Barrolândia.