fbpx

Crise no Hospital Luís Eduardo Magalhães afeta atendimento à população da Costa do Descobrimento.

Publicado por: admin em 20 de março de 2024

A Costa do Descobrimento, região turística e histórica da Bahia, enfrenta uma crise na saúde pública que tem afetado diretamente a população local. O Hospital Luís Eduardo Magalhães (HLEM), localizado em Porto Seguro e integrante da rede pública estadual, tem sido palco de problemas recorrentes de gestão, cujos impactos têm se agravado desde 2023. A situação é denunciada pelo corpo clínico da instituição, que destaca a falta de estrutura no trabalho, a gestão truculenta da empresa terceirizada responsável pela administração e a omissão das autoridades competentes.

Contextualização da crise:
Desde 2015, o HLEM está sob gestão terceirizada do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), porém, segundo os médicos, essa parceria tem sido marcada por atrasos salariais, falta de insumos básicos e um clima de instabilidade. A categoria denuncia que os atrasos nos pagamentos ocorrem desde janeiro do ano em curso, prejudicando a motivação e o desempenho dos profissionais. A escassez de insumos básicos tem impactado diretamente na realização de cirurgias, resultando em um acúmulo de pacientes nos corredores do hospital, o que compromete a qualidade do atendimento.

Gestão e retaliações:
Além dos problemas estruturais, os médicos do HLEM apontam para uma gestão truculenta por parte do IGH, que não tem estabelecido diálogo com o corpo clínico e tem promovido retaliações contra aqueles que reivindicam melhorias. Um exemplo citado é o afastamento do diretor do corpo clínico do hospital, o médico Vinicius Ferreira, em 2023, após denunciar os atrasos salariais e buscar melhorias junto ao sindicato. Esta situação gera um ambiente de descontentamento e medo entre os profissionais de saúde, comprometendo a qualidade do atendimento prestado à população.

Posicionamento das autoridades e demandas da população:
Apesar das denúncias e do clamor por providências, tanto o Instituto de Gestão e Humanização quanto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) têm sido criticados pela sua omissão diante da situação. O Sindimed, representante dos médicos, exige que o governo do Estado assuma a responsabilidade que tem perante a unidade de saúde, garantindo a segurança e a qualidade do atendimento à população.

Apelo por soluções:
A crise no Hospital Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro é uma realidade que não pode mais ser ignorada. Enquanto os problemas persistem e se agravam, a população da Costa do Descobrimento sofre as consequências de uma gestão deficiente e descomprometida. É urgente que as autoridades competentes tomem medidas eficazes para resolver essa situação, garantindo o pleno funcionamento e a qualidade dos serviços prestados por esta importante instituição de saúde pública. A população não pode ficar desassistida diante de uma crise que afeta diretamente a sua saúde e bem-estar.

Compartilhe:
Comentários