A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou recentemente a abertura de um processo de seleção para escolher a empresa que administrará o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), localizado em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.
A portaria, não apenas selecionará a empresa responsável pela gestão da instituição, mas também formalizará o contrato de Gestão Operacional e Execução das Ações e dos Serviços de Saúde no hospital. Anteriormente, o HRDLEM era administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). Esta unidade de saúde possui a capacidade de atender aproximadamente dois mil pacientes, entre emergências e atendimento clínico. Além disso, oferece serviços de diagnóstico, terapia, atendimento ambulatorial de especialidades, atendimento de urgência e internação. O hospital também abriga uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
O anúncio da seleção surge após o Governo do Estado investir mais de R$ 12 milhões no hospital, incluindo a entrega de 34 novos leitos de UTI na última sexta-feira, 20 de outubro. Esses novos leitos incluem 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cinco de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), a primeira fase do Centro Obstétrico e a Emergência Obstétrica. A Sesab detalhou que dos 20 novos leitos de UTI, 18 estão localizados no mesmo espaço, enquanto os outros dois estão em salas separadas, sendo que 10 deles possuem suporte de hemodiálise. A Emergência Obstétrica agora conta com nove leitos e cinco poltronas, divididos entre Leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), Sala de Medicação, Sala de Observação, Sala de Classificação de Risco e Consultório.
Além disso, o governo planeja realizar entregas adicionais, incluindo a segunda fase do Centro Obstétrico, a implantação de 10 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e a reforma da Emergência geral adulta. Para obter mais informações sobre o processo de seleção, o edital completo estará disponível no site https://www.comprasnet.ba.gov.br/.