fbpx

Policlínicas Regionais da Bahia alcançam 6 milhões de atendimentos e prometem otimizar serviços em 2024.

Publicado por: admin em 21 de janeiro de 2024

Desde a inauguração da primeira Policlínica Regional de Saúde em novembro de 2017, mais de 6 milhões de atendimentos, entre consultas especializadas e exames, foram realizados na Bahia. A notícia foi anunciada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, durante uma reunião realizada na última sexta-feira (19/01), na sede da Secretaria da Saúde, em Salvador.

A secretária enfatizou a resolutividade dos serviços prestados pelas Policlínicas Regionais de Saúde e reafirmou o compromisso de otimizar ainda mais o atendimento em 2024. Santana ressaltou a qualidade da assistência prestada pelas policlínicas, destacando a satisfação dos pacientes. Ela afirmou: “As policlínicas realizam um trabalho fantástico. Eu já visitei inúmeras e o que tenho visto é uma assistência de qualidade. Isso é gratificante, é a certeza de que estamos trabalhando de forma correta.”

Atualmente, 26 Policlínicas Regionais estão em funcionamento na Bahia, abrangendo 28 regiões de saúde do estado e atendendo a 80,9% da população baiana, conforme dados populacionais do IBGE para 2022. Adolpho Loyola, chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, destacou que levar as policlínicas para todas as regiões do estado é um compromisso do governo. “As policlínicas representam um avanço para a saúde na Bahia. Hoje, o nosso desafio é melhorar cada vez mais o custeio e o atendimento dessas unidades. É um equipamento que deu certo, e nós temos que seguir melhorando-o”, afirmou Loyola.

Detalhes sobre os atendimentos e serviços oferecidos:

  • As Policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas médicas, incluindo angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, e muitas outras.
  • Além das consultas médicas, as unidades contam com atendimento em especialidades não médicas, como farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição.
  • Exames como mapa, holter, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética, e tomografia são disponibilizados nas Policlínicas Regionais.
  • Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.

As 26 policlínicas já em funcionamento estão espalhadas por diversas cidades, como Ilhéus, Alagoinhas, Barreiras, Salvador, entre outras, ampliando o acesso da população a serviços de saúde de qualidade em diferentes regiões do estado. A iniciativa das Policlínicas Regionais de Saúde na Bahia representa um compromisso contínuo do governo em proporcionar atendimento médico especializado e exames de qualidade, contribuindo para a melhoria da saúde pública no estado. O planejamento estratégico visa sanar eventuais lacunas e garantir 100% de assistência à população.

Compartilhe:
Comentários