A Prefeitura de Porto Seguro publicou um novo decreto na última quarta-feira (30/10), que modifica o sentido de importantes vias na região central da cidade. A medida visa reorganizar o fluxo de trânsito local, especialmente para facilitar o acesso e a saída em direção à BR-367 e à orla, além de melhorar a circulação de ônibus de transporte público.
Conforme o decreto, a Avenida Getúlio Vargas será, a partir de 10 de novembro, destinada exclusivamente para a saída de veículos em direção à BR-367 e à orla. Já a Rua Pero Vaz de Caminha se tornará uma via de entrada para o centro e acesso à balsa. Essas mudanças pretendem otimizar o deslocamento dos motoristas e reduzir congestionamentos nas principais rotas de entrada e saída da cidade.
Os ônibus do transporte público manterão a rota atual, com um ajuste na saída pela Rua Beco das Cores, onde os veículos deverão seguir à direita, acessando a Avenida Getúlio Vargas em direção à orla. Além disso, as paradas de ônibus serão redistribuídas ao longo do lado direito das vias Avenida Getúlio Vargas e Rua Pero Vaz de Caminha, ambas em sentido único. Essas faixas permitirão apenas o estacionamento no lado direito, visando melhorar a fluidez do trânsito e a segurança dos passageiros.
O decreto também define o sentido único na Rua Bar do Rafael, até o entroncamento com a Avenida Getúlio Vargas, e proíbe o estacionamento em ambos os lados da Rua da Vala, onde será mantido o tráfego em mão dupla. As novas regras anulam qualquer outra disposição anterior sobre a circulação de veículos no centro de Porto Seguro.
As novas normas de circulação entrarão em vigor no dia 10 de novembro. A Prefeitura orienta os motoristas a ficarem atentos às novas sinalizações e às áreas de estacionamento para evitar multas e assegurar um trânsito mais organizado no centro de Porto Seguro.