UFSB Abre Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Graduação em 2025.1 com 567 Vagas Disponíveis
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou a abertura do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação no período letivo de 2025.1, com um total de 567 vagas, sendo 542 delas distribuídas entre os três campi da instituição. O ingresso será realizado por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também para candidatos egressos do Ensino Médio que optarem pelas vagas residuais.
O processo seletivo será composto por duas categorias de acesso: a categoria “ENEM” e a categoria “Egresso do Ensino Médio”. No caso da opção pelo ENEM, o candidato deverá preencher um campo específico na inscrição, fornecendo seu CPF, com o qual a UFSB solicitará ao INEP as notas obtidas na edição mais recente do exame.
Os candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) também poderão concorrer às vagas residuais. Para esses candidatos, a UFSB exigirá o histórico escolar atualizado para a categoria “Egresso do Ensino Médio”.
Caso o candidato tenha participado de múltiplas edições do ENEM entre 2015 e 2024, a UFSB utilizará a nota mais alta obtida e que tenha sido superior a zero na redação.
Após a classificação dos candidatos com base nas notas do ENEM, as vagas remanescentes serão preenchidas por aqueles que não realizaram o exame, desde que se inscrevam nas categorias “Egresso do Ensino Médio” ou “ENCCEJA”. A média final para candidatos da categoria “Egresso do Ensino Médio” será calculada com base nas notas do histórico escolar, utilizando-se a média aritmética simples.
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente de forma online entre os dias 19 de dezembro e 9 de janeiro. O edital completo pode ser acessado aqui.
Igor Suzart, futuro secretário municipal de Educação, destacou o compromisso da Prefeitura de apoiar a educação superior, além da educação inicial. Ele enfatizou que o prefeito Iêdo Elias, a partir de janeiro, dará suporte necessário aos alunos da região, especialmente aqueles com carga de trabalho intensa que só podem estudar aos finais de semana. “Precisamos garantir que nossos alunos tenham uma formação de qualidade e a UFSB, com esse processo seletivo, é fundamental nesse apoio à educação superior”, afirmou Suzart.
Com a abertura deste processo seletivo, a UFSB oferece mais uma oportunidade de acesso ao ensino superior para jovens e adultos da região, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e a promoção do desenvolvimento social e econômico local.