O município de Belmonte consolidou mais um marco histórico para a sua educação pública. Pelo segundo ano consecutivo, a rede municipal foi selecionada para integrar o prestigiado Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento nacional coroa o sucesso das práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras desenvolvidas na Escola Municipal Dr. José Teixeira de Freitas.
A conquista é fruto de um intenso trabalho coletivo. À frente da ação na unidade escolar estão a diretora Maria José César Marinho e a pedagoga Gabriela Paternostro — que atua como articuladora municipal do programa e coordenadora pedagógica da escola. O avanço reflete o suporte contínuo da gestão do prefeito Iêdo José Menezes Elias e do Secretário Municipal de Educação, Igor Suzart Mega, que têm concentrado esforços no fortalecimento do ensino e na valorização de metodologias disruptivas.
A caminhada que levou Belmonte ao topo do cenário educacional do país ganhou tração ainda em 2025. No ano passado, as diretrizes curriculares do município já chamavam a atenção em importantes espaços de debate, como o Encontro Regional de Articuladores, sediado na vizinha Porto Seguro.
A projeção ultrapassou as fronteiras regionais e ganhou contornos internacionais quando a experiência belmontense foi apresentada no evento Redestrado, em Salvador, atraindo os olhos de pesquisadores e gestores de diversas partes do mundo para a realidade do município.
Neste ano, o projeto que carimbou o passaporte de Belmonte rumo ao Mapa do MEC — promovido pela Coordenação-Geral de Educação Integral e Tempo Integral em parceria com o grupo Teia (Territórios, Educação Integral e Cidadania) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) — uniu exatidão e resgate cultural. Intitulada “Ancestralidade que Ensina: jogos matemáticos africanos como prática inspiradora na Educação Integral”, a experiência foi aplicada com turmas do 5º ano pela professora Luciene Vasconcelos. O projeto pedagógico utilizou jogos tradicionais do continente africano para:
“A proposta fortaleceu vínculos e consolidou a escola como uma referência em práticas inovadoras e no fortalecimento da Educação Integral”, destacou a equipe pedagógica.
Para celebrar a seleção, representantes de Belmonte participaram, nos últimos dias 09 e 10 de junho, do Encontro Nacional do programa, realizado em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu as principais experiências do Brasil, funcionando como um polo de diálogo, troca de tecnologias sociais e fomento a políticas públicas voltadas à formação humana integral dos estudantes.
Estar presente nesse mapa pelo segundo ano seguido não apenas chancela a qualidade da educação de Belmonte, mas posiciona o município baiano como um farol para outras redes de ensino que buscam construir uma educação pública mais humanizada, crítica e conectada com a realidade local.
Toda a comunidade, bem como educadores de outras regiões, podem explorar os detalhes da prática desenvolvida em Belmonte e navegar pelas demais iniciativas selecionadas pelo país. Os dados e relatos estão disponíveis no site oficial da plataforma:
👉 Acesse: experienciaseduintegral.com.br/mapa/