Na tarde desta quinta-feira (05/01), em face de investigações realizadas pela Coordenadoria Regional de Eunápolis e 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, a Polícia Civil de Barreiras efetuou a prisão dos ciganos GIANCARLOS RAMOS DANTAS (27 anos) e MATHEUS RIBEIRO DANTAS (25 anos), que se encontravam escondidos numa casa situada no Bairro Vila Amorim, naquele município.
A ação tática operacional foi realizada por equipes da 11ª COORPIN/Barreiras e CATI/OESTE, com apoio de Policiais Federais de Barreiras. Os dois irmãos eram investigados como envolvidos na morte do empresário JOSÉ ANDRÉ PINTO DOS SANTOS, mais conhecido como AXÉ, morto a tiros no dia 04/05/2022 em sua locadora de veículos em Porto Seguro por dois pistoleiros, LUCIANO DE JESUS CASTRO e WALACE FERREIRA DOS SANTOS, que foram identificados durante as investigações e presos no mês de junho no município de Jardinópolis/SP.
Além dos dois pistoleiros, outros dois envolvidos, JONAS DE ALMEIDA CRUZ e EDSON VIANA DE SOUSA, também foram presos ao longo das investigações. A prisão preventiva de GIANCARLOS RAMOS DANTAS e MATHEUS RIBEIRO DANTAS foi decretada em 15 de setembro de 2022 e desde então eram procurados como foragidos da Justiça.
O dono da Axé locadora de Veículos foi morto no início do mês de maio do ano passado, no centro da cidade de Porto Seguro. O empresário José André Pinto dos Santos (53 anos) foi baleado na recepção do escritório da sua empresa, na Travessa Cova da Moça, por volta das 7h20. testemunhas comentaram que os assassinos estavam em uma moto vermelha.
Um funcionário relatou que, pouco tempo antes do crime, um dos bandidos esteve no local querendo falar com o empresário, mas foi informado que ele ainda não tinha chegado. Pouco tempo depois, o criminoso volta, entra na empresa e atira em José André Pinto, que ainda chegou a ser socorrido pelo Samu. O óbito ocorreu no local. O autor fugiu com o comparsa em na moto, como mostra imagem de câmera de segurança. O veículo tinha ficado parado a poucos metros do local.