Na última sexta-feira (17/03), os alunos do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares do Núcleo de Ensino do 8° Batalhão assistiram a uma palestra sobre direitos dos povos indígenas, focando nas comunidades que habitam a região litorânea da Costa do Descobrimento.
O orador convidado foi o Cabo PM Fábio Carvalho, lotado na unidade, e Mestre em ensino e relações étnicos-raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Natural do munincípio de Belmonte, Carvalho é conhecedor do tema, já que, recentemente, o policial publicou um trabalho acadêmico de mestrado, onde investigou todo período de retomada e violência sofrido pelos Tupinambá de Belmonte que vivem na Aldeia Patiburi, localizada à margem esquerda do Rio Jequitinhonha, no Distrito de Boca do Córrego. Além do estudo e pesquisa, o policial viveu a experiência, já que, fez parte de duas intervenções do braço armado do estado no conflito.
“Temos uma extensa comunidade de descendentes de povos originários na nossa região, de modo que temos de ter um olhar diferenciado no tratamento e no atendimento das demandas voltadas para este público. Daí, a necessidade de conhecermos um pouco mais sobre a cultura e os costumes da população indígena”, afirmou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° BPM.