As fortes chuvas que caem desde a madrugada de sexta-feira (21/04) está causando estragos nos municípios da Costa do Descobrimento. O mais atingido é Santa Cruz Cabrália, onde o Rio Yaya, que passa pela cidade, transbordou e atingiu os bairros Nova Cabrália, Sapolândia e Capitão Luís de Matos, que é a localidade mais prejudicada. Cerca de 800 casas foram inundadas e uma ponte chegou a ser levada pelas fortes águas. Várias famílias estão sendo alocadas em colégios.
O prefeito Agnelo Santos convocou uma reunião de emergência na manhã deste sábado (22), com representantes dos Bombeiros Militar, vereadores e secretários municipais para avaliar as consequências do temporal e discutir ações de ajuda à população. O prefeito enfatizou que o momento exige prioridade na preservação de vidas e ações de assistência às áreas de risco. Ele ainda ressaltou o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que enviaram reforço da Defesa Civil, Bombeiros e itens como colchões, materiais e alimentos.
Em Porto Seguro, algumas áreas também estão sofrendo com as chuvas, onde a Prefeitura já decretou Estado de Emergência e já acionou autoridades competentes, as suas Secretarias e Defesa Civil Municipal. Durante todo o dia, a Prefeitura está fazendo acompanhamento e intervenções nas localidades mais atingidas. A gestão municipal ainda não relatou se há desabrigados.
Belmonte também está sendo castigadas pelas chuvas, mas ao contrário dos seus vizinhos, a cidade tem conseguido escoar a grande quantidade de água, mesmo registrando alguns pontos de alagamento durante a forte chuva. A Prefeitura anunciou que, por enquanto, não há desabrigados, mas que as equipes da Defesa Civil Municipal já estão em prontidão e fazendo o acompanhamento.