O município de Belmonte foi um dos contemplados pelo Ministério das Comunicações com a autorização para novos canais de TV Digital. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22), faz parte do programa Digitaliza Brasil e beneficiará aproximadamente 200 mil pessoas em oito municípios baianos, incluindo Belmonte.
Com a liberação do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), os moradores de Belmonte terão acesso a uma programação de TV aberta mais ampla, com qualidade de som e imagem superior e sem os problemas de interferência que afetam os sinais analógicos.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a iniciativa busca otimizar o uso da capacidade ociosa existente em estações transmissoras, garantindo que a população tenha acesso a uma maior diversidade de conteúdos. “Nosso compromisso é viabilizar o máximo de canais digitais para os locais com capacidade ociosa, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências”, destacou o ministro.
O Digitaliza Brasil, que possibilita essa expansão, é uma política pública voltada para a universalização do acesso à TV Digital terrestre. A tecnologia permite que diversas emissoras compartilhem uma única estação transmissora, reduzindo custos e ampliando as opções de conteúdo para os telespectadores.
A chegada de novos canais digitais reforça o compromisso com o desenvolvimento de Belmonte, proporcionando entretenimento, informação e maior conectividade para seus habitantes. Essa melhoria na infraestrutura de comunicação também poderá estimular o turismo e outras áreas econômicas do município, oferecendo informações de qualidade aos visitantes e moradores.
Além de Belmonte, outras cidades baianas foram contempladas, como Pojuca, João Dourado, Buritirama, Formosa do Rio Preto, Ibicaraí, Serra do Ramalho e Teofilândia. A iniciativa marca mais um avanço na democratização do acesso à informação em regiões onde, até pouco tempo, o sinal de TV analógico era a única opção disponível.