Os alunos da Filarmônica 15 de Setembro foram uma das atrações do encerramento do 18º Encontro da RPO (Rede de Proteção de Odores) ocorrido neste sábado (25/03) em Belmonte. Esta foi a primeira apresentação oficial da garotada que participa do Projeto Alfabetização Musical Semeando, com a turma de flauta doce e Banda Filarmônica. A entidade utilizou o Método da Capo no aprendizado dessas crianças e jovens, que consiste em um método coletivo empregado inicialmente nos Estados Unidos que prioriza a percepção musical por meio de tocar de ouvido e do canto, com a inclusão das letras das canções.
No caso belmontense, pela sua versatilidade, o método da Capo foi alinhado com o método tradicional que era empregado pelo corpo de ensino da Filarmônica, o que produziu ótimos resultados, onde o aluno mais velho desta turma tem apenas oito meses de contato com o instrumento e já está participando de apresentações públicas.
A diretoria da 15 de Setembro agradeceu à empresa Veracel Celulose pela parceria e o convite e ressaltou que a filarmônica está focada em evoluir cada vez mais os seus métodos de ensino e inserir ainda mais jovens no mundo musical, representando uma alternativa de crescimento pessoal e profissional da juventude belmontense.